quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dicas para emagrecer após a Gestação

Olá pessoal, hoje vou trazer o tema sugerido pela leitora Joana Malheiros, que além de leitora tive o prazer de estudar com ela e ter sido sua nutricionista.
Algumas pessoas sabem que ganhei minha pequena Alice à 6 meses, e também estou lutando para emagrecer os 11 kg que ganhei durante a minha gestação. Durante este tempo já consegui eliminar 9 kg. 

Mas eu gostaria de informar a todas as mulheres desesperadas como eu, que o corpo da mulher após ganhar o bebê, demora em média 1 ano para voltar ao normal (umas mulheres mais ou menos, tudo depende). 
Em consultório eu sempre digo as minhas pacientes que só iremos começar o planejamento alimentar após 30 a 45 dias do nascimento do bebê (isto é uma conduta minha). Antes disto, você já parou pra pensar em quanta mudança está acontecendo no seu corpo? Então relaxa!!! Nada de querer fazer dietas malucas, tomar remédio, sair fazendo exercício sem orientação. 
Mesmo após este tempo de 30 a 45 dias, não pense você que irá fazer uma dieta restritiva. Tudo terá que ser aos poucos. Primeiro porque amamentar requer energia da mãe e você precisa passar nutrientes importantes para o seu bebê através do seu leite. 
Para ajudar vou deixar 5 dicas bacanas abaixo. 
O que eu tenho que passar de dica pessoal, por estar passando por este período também, é tenha paciência em primeiro lugar, e em vez de pensar em emagrecer a todo custo, pense em melhorar o que você está comendo.

  1. 1
    Coma bem caso esteja amamentando. Alguns estudos têm resultados mistos sobre se a amamentação ajuda ou não as mães a perderem peso. Alguns insistem que sim, enquanto outros dizem que não há nenhum efeito real. De qualquer forma, a amamentação exige que você coma cerca de 330 a 500 calorias a mais por dia, então se estiver amamentando, não faça nenhuma dieta para que o bebê receba leite suficiente.
    • Você pode cortar calorias após as coisas com seu bebê terem se estabilizado e depois que ele estiver com cerca de 2 meses de idade. Porém, antes disso, você deve manter o foco na alimentação do bebê. Ainda assim, é possível voltar à forma comendo apenas os alimentos certos.

  2. 2
    Evite fazer muita dieta. Esse não é o momento para consumir menos de 1.000 calorias por dia, como parte de uma dieta maluca. Além de deixá-la cansada, frágil emocionalmente e mais propensa à compulsão alimentar, esse tipo de dieta não tem um efeito duradouro e só torna sua perda de peso ainda mais difícil de alcançar. Você pode cortar de 100 a 200 calorias por dia, após o primeiro mês, se estiver realmente determinada a perder peso, mas você deve se concentrar em comer comida saudável em vez de comer menos. Não ingira menos de 1.800 calorias por dia, especialmente se estiver amamentando.
    • Além disso, privar-se de seus alimentos favoritos a deixará mais estressada e propensa a comer mais. Embora pareça que cortar uma grande quantidade de calorias é a maneira mais fácil de perder peso, é melhor fazê-lo gradualmente, se quiser ver resultados duradouros.

  3. 3
    Coma pelo menos três refeições saudáveis por dia. Quando se é uma mãe, tendo que cuidar de tudo, é difícil conseguir comer três refeições saudáveis por dia (embora você possa tentar!). Na verdade, pode ser mais fácil comer de cinco a seis pequenas refeições. É importante não pular as refeições, especialmente o café da manhã, para manter as energias, e certifique-se de ingerir pelo menos de cinco a seis porções de frutas e legumes por dia, proteínas magras saudáveis, como peru e presunto, e carboidratos saudáveis, como pães de trigo integral. Aqui estão alguns exemplos de refeições que você pode gostar:
    • Café da manhã: duas fatias de peru, um ovo, pão de trigo integral e uma tigela de uvas.
    • Almoço: um pouco de grãos inteiros com feijão branco, espinafre e tomates com uma maçã.
    • Jantar: peixe assado, sopa de lentilha e uma salada de azeitonas, rúcula e queijo feta.

  4. 4
    Coma lanches saudáveis. Comer lanches entre as refeições pode manter seu nível de açúcar no sangue estável e previni-la de comer demais quando chegar a hora da refeição. No entanto, os lanches devem ser saudáveis. Aqui estão alguns petiscos que você pode gostar:

    • Cenouras com hummus.
    • Passas, amêndoas ou pistácios.
    • Bolachas integrais com manteiga.
    • Queijo com uma pera.
    • Maçã com mel.
    • Ovo cozido.
    • Morangos com iogurte desnatado.
    • Iogurte grego com sementes de girassol.
    • Tortilla de trigo integral com salsa.
  5. 5
    Vá com calma com os alimentos açucarados e gordurosos. Embora você não deva privar-se de seus deleites favoritos, tente minimizar o consumo de alimentos açucarados, como bolachas ou bolos, e evite fast foods e refrigerantes. Esses alimentos podem ser gostosos e deixá-la mais feliz, pois eles fazem o açúcar no sangue aumentar, porém, em breve o nível de açúcar cairá e você irá querer mais. Em vez disso, coma gorduras boas, como as do azeite de oliva, abacate ou peixes gordos, como o salmão. Isso a fará ser capaz de controlar seus desejos e você se sentirá mais saciada e energizada.

Dica Nutricional da Kitéria

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Kitéria Comka está no Blog!!! Espia Só


Ufa!!! Após meses de negociação até que enfim conseguimos fechar uma parceria com esta Diva maravilhosa que é a KITÉRIA COMKA.

Nossa Diva estará dando dicas de sua alimentação, como ela faz para manter a forma, receitas exclusivas, entre muitas novidades que envolve sua nutrição.

Kitéria dispensa apresentações, mas além de Diva, é humorista, sofisticada e adora uma cozinha bem equipada!!! Atualmente é apresentadora, locutora e atriz!!! Agora estará dividindo com todos vocês suas experinências aqui no blog. Conseguimos um vídeo exclusivo!! Espia só!!



"Esse é meu lifestily, meu universo, meu glamour!!! Quer saber que uma diva come? Como as estrelas cozinham? Pode me seguir que o caminho é esse!!! Welcome!!" - Kitéria Comka

(P.S. Wel é seu ajudante de cozinha)

Quando devo usar suplementos alimentares

Olá pessoal, hoje estarei falando do tema que foi sugerido pelo leitor Paulo Miranda Neto.

Fico bastante preocupada quando um paciente entra no consultório com uma lista dos suplementos alimentares que vem fazendo uso depois que entrou na academia. Já chegam falando: "Olha Letícia, comecei a malhar e estou usando estes 4 tipo de suplementos que me foi indicado pelo vendedor da loja de suplemento e blá, blá, blá...." Quando pergunto o motivo de tanto suplemento logo vem a resposta: "Quero ficar forte, definido e bonitão!!" Mas será mesmo que tem necessidade disto tudo? Será que as pessoas estão querendo ficar fortes na marra? Será que este é um verdadeiro MILAGRE? Daí vem a pergunta fatídica: E como está sua alimentação? "Bem Dra., eu não tenho tempo de me alimentar direito, mas como muita batata doce e peito de frango." Quem nunca ouviu isto?
Será que viver de suplementos, batata doce e frango é o que faltava para que esta pessoa tivesse o tão sonhado corpo "PERFEITO"!!!
É bastante complicado explicar para estes pacientes que o caminho não é bem assim. Geralmente eles já foram "comprados" pelos vendedores das lojas de suplementos ou até mesmo por seus treinadores, daí você tirar isto da cabeça do cidadão é quase impossível.
Mas veja bem, não estou sendo contra o uso de suplementos, muito menos da batata doce e peito de frango, só estou querendo informar que as pessoas estão tão fisuradas nestes "milagres" que se esquecem de ter uma alimentação adequada, e que em alguns casos não é nem preciso suplementar.
Acho que este será um tema bastante polêmico, e só para esclarecer eu não sou contra o uso de SUPLEMENTOS, porém tudo deve ser na medida certa.
Uma dica é antes de sair comprando indiscriminadamente suplementos, procure um nutricionista, faça uma avaliação e converse com seu treinador (que seja responsável!!!) Outra informação muito importante é que a massa muscular não é definida da noite pro dia, é preciso tempo e dedicação. Ainda tem o fator "genético", onde algumas pessoas tem mais facilidade.

Para complementar meu raciocínio transcrevo o texto da Nutricionista Juliana Pizzocolo Martins abaixo. Boa leitura


Quando devo usar suplementos alimentares? 
Um dos maiores segredos de quem pratica esportes e dos freqüentadores assíduos das academias é aliar alimentação balanceada com um treino adequado.

Dentro dessa dieta, alguns critérios são essenciais, como por exemplo, a inclusão de proteínas, carboidratos e gorduras na medida certa. Porém, a vida agitada e até mesmo os processos a que alguns alimentos são submetidos fazem com que os suplementos alimentares sejam um trunfo na vida desses esportistas e malhadores.

E, além de serem utilizados nos treinamentos de várias modalidades, os suplementos também são consumidos por muitos atletas durante as competições. Nos jogos Pan-Americanos, os atletas que nadaram em águas abertas, levavam seus sachês de carboidratos para serem consumidos durante a prova, assim como atletas de maratonas, entre outros.

Embora os fatores para a utilização dos suplementos aumentem constantemente, a maioria dos especialistas é categórica em afirmar que mega-doses de suplementos são desnecessárias e em alguns casos até mesmo prejudicial.

Um suplemento em nenhum momento (salvo em pessoas debilitadas e incapacitadas de se alimentar corretamente ou atletas de alto nível) substitui uma alimentação saudável e não deve ser utilizado da forma indiscriminada como vem ocorrendo, muito menos sendo prescrito por profissionais que não estão habilitados para isso. O trabalho conjunto do médico, do nutricionista e do preparador físico é o mais indicado.

Algumas perguntas que deveriam surgir no momento de decidir pelo uso de suplementos são: será que os suplementos nutricionais são realmente indispensáveis na prática das atividades físicas que venho realizando? A orientação de um nutricionista não seria mais importante para adequar a dieta, que normalmente não é a ideal, às novas demandas que a atividade física impõe antes de qualquer coisa? A programação do treinamento e períodos suficientes de recuperação não seriam também fatores mais importantes que a "simples" suplementação nutricional?

Antes de mais nada, deve-se ter em mente que não existem “milagres”, isto é, de nada adianta fazer uso de suplementação alimentar se o indivíduo não se alimenta de forma adequada e nem segue um programa de treinamento específico!



Colaboração: Dra. Juliana Pizzocolo Martins, CRN 3-23055, é nutricionista clínica com experiência em Nutrição Oncológica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pós-graduanda em Fisiologia do exercício pela UNIFESP – Universidade de São Paulo. 


Nutricionista Letícia Moreira
MED CENTER
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do sapucaí - MG
3471-1043

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Atleta Santarritense Robson Vigilato é campeão em Ultramaratona

Este fim de semana aconteceu em INCONFIDENTES a ULTRAMARATONA REI E RAINHA DAS SERRAS DE MINAS e me senti muito orgulhosa em ter a oportunidade de acompanhar a dieta do CAMPEÃO ROBSON VIGILATO. 
Robson é um verdadeiro campeão não só no esporte, mas também na vida. Passou por um longo período longe das corridas com diagnóstico de tendinite, mas isto não lhe tirou a garra e a força de continuar.
Nestes quase 9 meses de acompanhamento nutricional, Robson teve uma boa queda no percentual de gordura e aumento da massa magra, conseguindo-se assim mais agilidade e melhor desempenho nos seus treinos.

Robson está em busca de patrocinador!!! Empresários vamos olhar por este atleta que só tem dado orgulho para nossa cidade!!!

Parabéns Robson pela dedicação, e que daqui pra frente nossa parceria possa continuar!!! 

Estas foram as palavras do Robson:
"Parabéns Hanaydson Limeira e Adenilson Cunha pela organização. Obrigado Prefeitura Municipal de Inconfidentes pela recepção e a Prefeita Municipal de Inconfidentes a Sra. Rosângela Dantas pelas palavra de incentivo pessoal e por apoiar o esporte de seu município.
Obrigado Celio Rodriques Lima e João Batista Silveira pelas fotos. Obrigado Dra. Letícia Moreira pelo apoio no meu acompanhamento nutricional. E muito obrigado aos familiar e amigos pelo apoio moral.
Feliz com o Título de campeão da ultramaratona Rei e Rainha das Serras de Minas e poder levar esses lindos trófeus para casa e a esperança de conquistar em breve um patrocinador."



Nutricionista Letícia Moreira
MED CENTER
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí
tel: 3471-1043

O que você precisar saber sobre Cirurgia Bariátrica

Devido ao número crescente de pacientes que me procuram para prescrever a dieta do pré e pós operatório da Cirurgia Bariátrica, decidi trazer algumas informações importantes. 
Com a experiência que tenho em consultório com este tipo de tratamento, principalmente no pós cirúrgico , afirmo que, além de tratamento com o Nutricionista, o tratamento psicológico deve ser mantido por um longo período, o que muitas vezes não se vê. 
Algumas pessoas acreditam que a cirurgia é o MILAGRE para o corpo perfeito, porém se esquecem que uma vez submetida à esta cirurgia, tem que haver um controle e disciplina tanto na alimentação quanto na atividade física para o resto da vida. O que mais se vê por aí é pessoas após algum tempo de cirurgia engordarem novamente.

Vamos lá se informar antes de tomar a decisão.

O número de obesos aumenta no mundo a cada dia e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3. Conheça as 10 coisas que você precisa saber sobre este procedimento.

1 - Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica,Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estomago, é, como o próprio nome diz, uma plástica no estômago (gastro = estômago, plastia = plástica), que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. 

2 -  Esse tipo de cirurgia está indicado, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS) para  pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

3-    Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas. As cirurgias que  apenas diminuem o tamanho do estômago, são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia vertical com bandagem ou cirurgia de Mason e a gastroplastia vertical em “sleeve”). A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos. Existem, também, as cirurgias mistas, nas quais  há a redução do tamanho estomago e também um desvio do trânsito intestinal, havendo desta forma, além da redução da ingestão, diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas). 

4-  Apesar de cada caso precisar ser avaliado individualmente, a todos aqueles irão realizar a cirurgia devem ser submetidos a  uma avaliação clínico-laboratorial a qual inclui além da aferição da pressão arterial, dosagens da glicemia, lipídeos sanguíneos, e outros exames sanguíneos, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar. A endoscopia digestiva e a ecografia abdominal são importantes procedimentos pré-operatórios. A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios.  Pacientes com instabilidade psicológica grave, portador de transtornos alimentares (como, por exemplo, bulimia), devem ser tratados antes da cirurgia. 

5- Na maioria dos casos, com a cirurgia bariátrica, além de perder grande quantidade de peso, o paciente  tem os benefícios da melhora, ou mesmo cura, do seu diabetes, controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico, alívio das dores articulares.

6-  Do ponto de vista nutricional, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica deverão ser acompanhados por longo tempo, com objetivo de receberem orientações específicas para elaboração de uma dieta qualitativamente adequada. Quanto mais disabsortiva for a cirurgia, maior a chance de complicações nutricionais, como anemias por deficiência de ferro, de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de vit D e cálcio e até mesmo desnutrição, nas cirurgias mais radicais. Reposições vitamínicas são feitas após a cirurgia e mantidas por tempo indeterminado. A diarreia pode ser uma complicação nas cirurgias mistas, principalmente na derivação bileopancreática. 

7-  A adesão ao tratamento deverá ser avaliada, uma vez que pacientes instáveis psicologicamente podem recorrer a preparações de alta densidade calórica, de baixa qualidade nutricional, que além de provocarem hipoglicemia e fenômenos vasomotores (sudorese, taquicardia, sensação de mal-estar), colocam em risco o sucesso da intervenção à longo prazo, porque reduzem a chance do indivíduoperder peso

8 - A cirurgia antiobesidade é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial que o paciente conheça muito bem o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

9 -  Em alguns casos, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. A mesma poderá ser feita quando a perda de peso estiver totalmente estabilizada, ou seja, depois de aproximadamente dois anos.

10 - Mulheres que realizam cirurgia bariátrica  devem aguardar pelo menos 15 a 18 meses antes de engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto. 

Consultoria: Dra. Rosana Radominski – presidente da Abeso, que integra um dos Departamentos Científicos da SBEM.

NUTRICIONISTA LETÍCIA MOREIRA
Med Center
Rua José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí - MG
3471-1043

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Vamos fazer a "DIETA DETOX"?

Passou o natal, passou o ano novo, passou o carnaval. The game is over e a vida real pede passagem. É nessa hora que a febre detox-vida-nova-entrar-nos-eixos vem com força ainda maior- se é que isso é possível.
Detox vem da ideia de desintoxicar, tirar do corpo tudo o que não lhe faz bem. Louvável, sem dúvida nenhuma. Mas o problema começa quando as pessoas resolvem achar que duas garrafas de suco verde são a milagrosa solução para melhorar suas vidas.
2015 tá aqui na nossa frente e de nada vai adiantar desintoxicar o corpo, se a vida e a alma estão povoadas de hábitos, pessoas, dias e caminhos tóxicos. Parasitas, comodismos, vícios, medos.
Gente tóxica é o que mais tem. Gente cinza, amarga, invejosa, gente que gosta de problema, que gosta de doença, que gosta de discórdia, gente que vive de aparência, gente rasa. E não tem jeito, temos que fugir mesmo, cortar, evitar ao máximo. Bom dia, boa tarde e até logo. Não nos deixemos contaminar.
Não adianta comer chia toda manhã se a gente odeia o emprego e já sai de casa com vontade de voltar. Não dá para achar que o corpo vai estar puro se você não acredita no que faz e passa mais de 40 horas da semana ruminando tarefas infelizes.
Não adianta beber 3 litros de água por dia quando se está num relacionamento que afundou. É cômodo, todos sabemos. Mas a vida é uma só e não dá para ver os dias, meses e anos passarem com migalhas de amor e sem vestígios de paixão.
Não adianta colocar linhaça nas receitas quando só se reclama da vida, dos outros, do país, do calor, da chuva, do trânsito. É um círculo vicioso, quanto mais a gente fala das coisas ruins, menos atenção a gente dá às coisas boas e a vida vai ficando ruim, ruim, ruim.
É ilusão achar que a mudança vem de fora para dentro. Que a felicidade e a saúde cabem em embalagens plásticas com códigos de barra. Produtos podem ser ótimos coadjuvantes nessa busca, mas a verdadeira mudança é só o protagonista quem faz.
E eu quero um 2015 detox.
Detox de dias iguais.
Detox de gente ruim.
Detox de maus hábitos.
Detox de inveja.
Detox de relações doentes.
Detox de obsessões.
Detox de pessimistas.
Detox de medo de mudar.
Detox de dias desperdiçados.
Detox de sentimentos pobres.
Detox de superficialidade.
Detox de vícios.
Detox de viver por viver.
E pra fazer detox na vida é preciso coragem. Coragem para mudar, para arriscar, para romper, para fechar ciclos que há muito tempo deveriam ter terminado. O ano oficialmente começou e a pergunta é: vai ter só suco verde ou vai ter detox na vida?

Ruth Manus

Nutricionista Letícia Moreira
MED CENTER
Rua José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí- MG
3471-1043

Por que algumas pessoas abandonam a dieta!


1ª semana: -2 kg; 2ª semana: -1,5kg; 3ª semana: -1kg; 4ª semana: -0,5kg; 5ª semana: -0,1kg; 6ª semana: Desisti…

Já viu isso em algum lugar?
Certamente, se fez dieta alguma vez ou conhece alguém que fez, já viu esse filme…
E por que isso acontece?
Dois itens muito curiosos vamos abordar na linha abaixo:
1: Por que as pessoas desistem se tinham um objetivo muito grande à frente?
2: Por que o ritmo de peso diminui com o passar do tempo

O sonho de muita gente é emagrecer e ter um corpo definido! E por que muitos desistem? São muito os motivos, mas talvez o mais forte esteja ligado à restrição de opções dos alimentos “da dieta”. A primeira semana vai hiper bem! Continuamos motivados! Com o passar dos dias e semanas essa motivação tende a diminuir… Às vezes encaramos um regime como a quaresma – “Vou cortar doces e frituras da minha vida até o dia x”. É possível conseguir! Mas, é inviável manter essa motivação durante muito tempo.
Quando nos deparamos com uma festa, almoço ou outro evento social falamos com nossa cabeça – “É só hoje… Amanhã eu volto para a dieta”. Algumas vezes volta sim. Mas, na maioria as saídas tornam-se mais frequentes e a dieta fica para trás.
Uma dica é, não faça “micro dietas” que começam toda segunda-feira. Elas enfraquecem suas tentativas… E também admita-se errar; sair da dieta. É impossível seguir à risca durante um longo período.

E por que a perda de peso diminui com o passar das semanas?
Nas duas primeiras semanas perdemos mais peso por causa da desintoxicação do organismo. Ou seja, desinchamos e perdemos líquidos. Isso é o que acontece de segunda a quarta-feira após um fim de semana desregrado. Os compostos “tóxicos” vindos da ingestão de frituras, açucares, gorduras, corantes, calorias em excesso… são eliminados pelo corpo. Com isso, o organismo que mantinha mais líquidos que o normal para “diluir” esses compostos e evitar que eles fizessem tanto mal, começa a perdê-los. Ficamos mais leves! Às vezes, até 1 kg a cada dois dias! É muito! Porém, não é que emagrecemos tudo isso. A balança acusa sim, mas o peso não é totalmente em gordura. Aliás, é praticamente impossível perder 2 kg de gordura na semana, embora a balança fale que sim e o nosso entusiasmo no começo da dieta diga o mesmo. Comer bem desintoxica naturalmente, mesmo que não siga uma dieta propriamente “detox”. Está explicado, então, porque nas primeiras semanas o peso cai tão rápido!

E a partir daí, o peso vem de gorduras e da musculatura basicamente. Os números da balança baixam com menos velocidade. E, se sua dieta for muito rigorosa com baixíssimos níveis de calorias e/ou carboidratos o metabolismo pode ficar mais lento, o que retarda ainda mais as diferenças significativas na balança.
Então, cuidado com regimes muito rigorosos e restritos. Realmente o metabolismo diminui por causa disso e a perda de peso pode ficar mais lenta. Aí o desânimo aparece…
Invista em melhorar seu condicionamento físico na atividade física e não procure imediatismos. É melhor demorar algumas semanas a mais para atingir seus objetivos para que eles sejam duradouros e que a saúde seja mantida!

Nutricionista Letícia Moreira
MED CENTER
Rua José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí - MG
tel.: (35) 3471-1043

Como montar seu currículo - Prof. Bruno


Aprenda a montar um currículo com as dicas do Prof. Bruno de Oliveira Monteiro, Prof. Bruninho do INATEL. 







sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Nutricionista de Plantão



Estarei de plantão no fim de semana, dúvidas favor deixar pergunta na FAN PAGE pelo link Nutricionista Letícia Moreira

Suco verde Detox

Muitas pessoas me pergutam sobre o SUCO DETOX. 
E realmente ele é excelente para ajudar no processo de emagrecimento. Além de super nutritivo, ele ajuda na digestão e diurese, bem como acelera o metabolismo.
Experimente!!!


Nutricionista Letícia Moreira
Med Center
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí - MG
(35) 3471-1043


Sopa de Legumes

Ótima opção para quem está de dieta. Além de baixa caloria é super nutritiva!!!
Experimente!!


Nutricionista Letícia Moreira
Med Center
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/Santa Rita do Sapucaí - MG
Tel: (35) 3471-1043

O que devo observar na compra de pescados



O consumo de peixes aumenta no período da Quaresma, já que os fiéis trocam a carne pelo pescado. A venda deve ter ajuste de 15% nos próximos 40 dias. E com o aumento do consumo, o valor também sobe cerca de 10%.

Com o início da quaresma os fiéis deixam de comer carne, principalmente a carne vermelha. Com isso, o peixe passa a ser o prato principal em muitas casas. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibedec), o consumidor deve procurar o produto em locais confiáveis, prestar a atenção nas condições de higiene e ler as informações da embalagem com atenção para checar a validade.

Quem opta por comprar nas feiras livres, deve observar a questão da refrigeração, porque o consumidor garante que na época da quaresma, não da para ficar sem o pescado. 


Os peixes de água doce e salgada são considerados fontes de proteínas na nossa alimentação. Porém, as espécies de origem marinha apresentam maior quantidade de ácidos graxos ômega 3 do que os de água doce. Isso acontece, pois os peixes de água salgada se alimentam de fitoplâncton marinhos que contém esses ácidos graxos, já os animais de água doce são mais ricos em ômega 6, pois, estes se alimentam de crustáceos, larvas, além de fitoplâncton de água doce.

O momento de comprar o peixe é fundamental para que sua garfada seja nutritiva e saborosa. É importante destacar que a forma de preparo do peixe influencia muito na quantidade de calorias e gorduras. A pele do animal não deve ser retirada, pois ela é considerada a proteção contra o ressecamento, preservando o suco natural e o sabor do peixe. Como comprar o peixe fresco:

Olhos


Devem ser transparentes e brilhantes, como se o peixe ainda estivesse vivo. Quando o peixe fica muito tempo no gelo ele fica com os olhos achatados e sem brilho. 

Corpo

O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela. 

Guelras

Quando comprado fresco, o peixe deve apresentar guelras brilhantes e com a cor vermelha, clara e sem marcas cinzentas. 

Pele

Tem que estar brilhante e úmida ao tato. A cor pode variar, dependendo das características das espécies. 

Escamas

Devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo. Não devem estar embaçadas e opacas, passe a mão no peixe e verifique se as escamas estão se soltando facilmente. Caso estejam, evite. 

Odor

O cheiro não deve ser forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de que já passou da data de validade. 

Como comprar peixes não frescos

 Comprar peixes congelados e em sua versão defumada também exigem alguns cuidados, principalmente com a questão da conservação. Veja as dicas para escolhermos os melhores peixes em sua versão não fresca e mantermos a nossa saúde protegida:

Seco e salgado


O peixe seco e salgado já vêm limpo, sem a cabeça. Alguns até sem o rabo. Para comprar, verifique se está realmente seco, com a carne clara e firme, sem a presença de manchas, marcas ou pintas. O cheiro também deve estar agradável, sem um odor de azedo. Não deve ter manchas na carne de cor avermelhadas, que é causada por um fungo, o "vermelhão". A carne não pode estar úmida e mole. As bordas não devem estar descoloridas ou escurecidas. 

Congelado

Os peixes congelados devem estar acondicionados em embalagens fechadas e bem lacradas. Opte pelas embalagens transparentes que permitem analisar o produto. A carne não deve estar descolorida, com manchas ou pintas. Geralmente os congelados vêm sem a pele. Prefira os filés e postas. Observe se não há formação irregular do gelo, que pode se formar pelo descongelamento e recongelamento.  

Enlatado

Os enlatados são as chamadas conservas. A lata deve estar inteira, sem ferrugens, sem furos ou amassados, principalmente nos cantos ou bordas e não deve estar estufada. 

Defumados

O peixe deve ter a carne firme, com a coloração uniforme, sem manchas ou pintas escuras ou de mofo. Quanto mais velhos, mais ressecados eles ficam. Apesar do odor de defumado, não deve ser azedo ou muito forte.


Nutricionista Letícia Moreira


MED CENTER

Rua Dr. José Pinto Vilela, 123Centro/ Santa Rita do Sapucaí(35)3471-1043



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como alimentar após o Carnaval

O carnaval passou! E, como anda a saúde do seu corpo?  Precisamos redobrar atenção no que diz respeito à alimentação, principalmente para aqueles que, eventualmente, exageraram na bebida alcoólica e no consumo de comidas calóricas. Durante a folia, gastou-se muita energia, pois o ritmo foi intenso. Como consequência, o organismo perde muita água, especialmente se o mesmo não estiver hidratado.


Existem algumas sensações comuns depois de muitos dias de curtição, como por exemplo, a fadiga, o inchaço e a ressaca. Para amenizá-los, aumente o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes brancas, cereais, água de coco, suco de frutas, chás e, principalmente, NÃO ESQUECER DE BEBER ÁGUA, pois devemos lembrar que estamos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser fundamental. E além de alguns alimentos que devem ser evitados, como por exemplo, carnes gordas, frituras, embutidos, temperos prontos e molhos gordurosos.


Outra dica para amenizar os prejuízos causados pela folia é o suco detox. Ele tem poder energizante, ajuda a eliminar toxinas, gorduras e outras substancias nocivas ao nosso corpo.


Sendo assim, invista numa alimentação saudável e dê preferência a preparações mais leves para garantir uma boa desintoxicação e nutrição do organismo.

Nutricionista Letícia Moreira

Med Center
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí - MG
Tel: (35) 3471-1043