segunda-feira, 11 de abril de 2011

Especial Páscoa: Valor Nutricional do Bacalhau





Conhecido pelo delicioso sabor e associado a ocasiões especiais, o Bacalhau é um alimento extremamente rico em vitaminas e sais minerais indispensáveis àqueles que buscam uma alimentação saudável. O pescado possui baixo teor de gordura e é rico em proteínas de elevado valor biológico. Contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3. Os ácidos graxos Ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico, são ácidos carboxílicos poliinsaturados sem os quais nosso organismo não funciona adequadamente. Este elemento possui um forte efeito protetor para a saúde do coração e importante função no desenvolvimento de cérebro. O Ômega 3 melhora a concentração, a memória, as habilidades motoras, aumenta a motivação, diminui os triglicérides, diminui a pressão sanguínea, previne o batimento cardíaco irregular, aumenta a fluidez do sangue e ainda neutraliza o stress.

Já a Vitamina A tem ação protetora sobre a visão, pele e mucosas e a vitamina E melhora a oxigenação celular, ajuda nas dores menstruais, aumenta a energia muscular e é essencial em processos de cura. A vitamina B12, também presente em altas concentrações no Bacalhau, age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, equilíbrio hormonal, na beleza da pele e também ajuda o sistema de imunização do corpo e no controle dos níveis de glicose no sangue.

O Bacalhau também proporciona uma boa ingestão de Cálcio que é necessário para a contração dos músculos, contração e expansão das artérias, secreção de hormônios e enzimas e envio de mensagens, através do sistema nervoso. Também presente em boas concentrações no pescado, estão os sais minerais como o Magnésio, que ajuda na contração muscular e metabolismo energético; o Sódio, importante eletrólito para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo e o Fósforo que possui papel muito importante na formação de ossos e de dentes, intervindo também nas reações químicas em que se libera energia. Além de delicioso e versátil, o Bacalhau deve fazer parte da dieta de todos que desejam uma vida saudável devido às suas propriedades nutricionais.

O BACALHAU NÃO DEVE SER FERVIDO PARA NÃO RESSECAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário