quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dicas para emagrecer após a Gestação

Olá pessoal, hoje vou trazer o tema sugerido pela leitora Joana Malheiros, que além de leitora tive o prazer de estudar com ela e ter sido sua nutricionista.
Algumas pessoas sabem que ganhei minha pequena Alice à 6 meses, e também estou lutando para emagrecer os 11 kg que ganhei durante a minha gestação. Durante este tempo já consegui eliminar 9 kg. 

Mas eu gostaria de informar a todas as mulheres desesperadas como eu, que o corpo da mulher após ganhar o bebê, demora em média 1 ano para voltar ao normal (umas mulheres mais ou menos, tudo depende). 
Em consultório eu sempre digo as minhas pacientes que só iremos começar o planejamento alimentar após 30 a 45 dias do nascimento do bebê (isto é uma conduta minha). Antes disto, você já parou pra pensar em quanta mudança está acontecendo no seu corpo? Então relaxa!!! Nada de querer fazer dietas malucas, tomar remédio, sair fazendo exercício sem orientação. 
Mesmo após este tempo de 30 a 45 dias, não pense você que irá fazer uma dieta restritiva. Tudo terá que ser aos poucos. Primeiro porque amamentar requer energia da mãe e você precisa passar nutrientes importantes para o seu bebê através do seu leite. 
Para ajudar vou deixar 5 dicas bacanas abaixo. 
O que eu tenho que passar de dica pessoal, por estar passando por este período também, é tenha paciência em primeiro lugar, e em vez de pensar em emagrecer a todo custo, pense em melhorar o que você está comendo.

  1. 1
    Coma bem caso esteja amamentando. Alguns estudos têm resultados mistos sobre se a amamentação ajuda ou não as mães a perderem peso. Alguns insistem que sim, enquanto outros dizem que não há nenhum efeito real. De qualquer forma, a amamentação exige que você coma cerca de 330 a 500 calorias a mais por dia, então se estiver amamentando, não faça nenhuma dieta para que o bebê receba leite suficiente.
    • Você pode cortar calorias após as coisas com seu bebê terem se estabilizado e depois que ele estiver com cerca de 2 meses de idade. Porém, antes disso, você deve manter o foco na alimentação do bebê. Ainda assim, é possível voltar à forma comendo apenas os alimentos certos.

  2. 2
    Evite fazer muita dieta. Esse não é o momento para consumir menos de 1.000 calorias por dia, como parte de uma dieta maluca. Além de deixá-la cansada, frágil emocionalmente e mais propensa à compulsão alimentar, esse tipo de dieta não tem um efeito duradouro e só torna sua perda de peso ainda mais difícil de alcançar. Você pode cortar de 100 a 200 calorias por dia, após o primeiro mês, se estiver realmente determinada a perder peso, mas você deve se concentrar em comer comida saudável em vez de comer menos. Não ingira menos de 1.800 calorias por dia, especialmente se estiver amamentando.
    • Além disso, privar-se de seus alimentos favoritos a deixará mais estressada e propensa a comer mais. Embora pareça que cortar uma grande quantidade de calorias é a maneira mais fácil de perder peso, é melhor fazê-lo gradualmente, se quiser ver resultados duradouros.

  3. 3
    Coma pelo menos três refeições saudáveis por dia. Quando se é uma mãe, tendo que cuidar de tudo, é difícil conseguir comer três refeições saudáveis por dia (embora você possa tentar!). Na verdade, pode ser mais fácil comer de cinco a seis pequenas refeições. É importante não pular as refeições, especialmente o café da manhã, para manter as energias, e certifique-se de ingerir pelo menos de cinco a seis porções de frutas e legumes por dia, proteínas magras saudáveis, como peru e presunto, e carboidratos saudáveis, como pães de trigo integral. Aqui estão alguns exemplos de refeições que você pode gostar:
    • Café da manhã: duas fatias de peru, um ovo, pão de trigo integral e uma tigela de uvas.
    • Almoço: um pouco de grãos inteiros com feijão branco, espinafre e tomates com uma maçã.
    • Jantar: peixe assado, sopa de lentilha e uma salada de azeitonas, rúcula e queijo feta.

  4. 4
    Coma lanches saudáveis. Comer lanches entre as refeições pode manter seu nível de açúcar no sangue estável e previni-la de comer demais quando chegar a hora da refeição. No entanto, os lanches devem ser saudáveis. Aqui estão alguns petiscos que você pode gostar:

    • Cenouras com hummus.
    • Passas, amêndoas ou pistácios.
    • Bolachas integrais com manteiga.
    • Queijo com uma pera.
    • Maçã com mel.
    • Ovo cozido.
    • Morangos com iogurte desnatado.
    • Iogurte grego com sementes de girassol.
    • Tortilla de trigo integral com salsa.
  5. 5
    Vá com calma com os alimentos açucarados e gordurosos. Embora você não deva privar-se de seus deleites favoritos, tente minimizar o consumo de alimentos açucarados, como bolachas ou bolos, e evite fast foods e refrigerantes. Esses alimentos podem ser gostosos e deixá-la mais feliz, pois eles fazem o açúcar no sangue aumentar, porém, em breve o nível de açúcar cairá e você irá querer mais. Em vez disso, coma gorduras boas, como as do azeite de oliva, abacate ou peixes gordos, como o salmão. Isso a fará ser capaz de controlar seus desejos e você se sentirá mais saciada e energizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário