quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Quando devo usar suplementos alimentares

Olá pessoal, hoje estarei falando do tema que foi sugerido pelo leitor Paulo Miranda Neto.

Fico bastante preocupada quando um paciente entra no consultório com uma lista dos suplementos alimentares que vem fazendo uso depois que entrou na academia. Já chegam falando: "Olha Letícia, comecei a malhar e estou usando estes 4 tipo de suplementos que me foi indicado pelo vendedor da loja de suplemento e blá, blá, blá...." Quando pergunto o motivo de tanto suplemento logo vem a resposta: "Quero ficar forte, definido e bonitão!!" Mas será mesmo que tem necessidade disto tudo? Será que as pessoas estão querendo ficar fortes na marra? Será que este é um verdadeiro MILAGRE? Daí vem a pergunta fatídica: E como está sua alimentação? "Bem Dra., eu não tenho tempo de me alimentar direito, mas como muita batata doce e peito de frango." Quem nunca ouviu isto?
Será que viver de suplementos, batata doce e frango é o que faltava para que esta pessoa tivesse o tão sonhado corpo "PERFEITO"!!!
É bastante complicado explicar para estes pacientes que o caminho não é bem assim. Geralmente eles já foram "comprados" pelos vendedores das lojas de suplementos ou até mesmo por seus treinadores, daí você tirar isto da cabeça do cidadão é quase impossível.
Mas veja bem, não estou sendo contra o uso de suplementos, muito menos da batata doce e peito de frango, só estou querendo informar que as pessoas estão tão fisuradas nestes "milagres" que se esquecem de ter uma alimentação adequada, e que em alguns casos não é nem preciso suplementar.
Acho que este será um tema bastante polêmico, e só para esclarecer eu não sou contra o uso de SUPLEMENTOS, porém tudo deve ser na medida certa.
Uma dica é antes de sair comprando indiscriminadamente suplementos, procure um nutricionista, faça uma avaliação e converse com seu treinador (que seja responsável!!!) Outra informação muito importante é que a massa muscular não é definida da noite pro dia, é preciso tempo e dedicação. Ainda tem o fator "genético", onde algumas pessoas tem mais facilidade.

Para complementar meu raciocínio transcrevo o texto da Nutricionista Juliana Pizzocolo Martins abaixo. Boa leitura


Quando devo usar suplementos alimentares? 
Um dos maiores segredos de quem pratica esportes e dos freqüentadores assíduos das academias é aliar alimentação balanceada com um treino adequado.

Dentro dessa dieta, alguns critérios são essenciais, como por exemplo, a inclusão de proteínas, carboidratos e gorduras na medida certa. Porém, a vida agitada e até mesmo os processos a que alguns alimentos são submetidos fazem com que os suplementos alimentares sejam um trunfo na vida desses esportistas e malhadores.

E, além de serem utilizados nos treinamentos de várias modalidades, os suplementos também são consumidos por muitos atletas durante as competições. Nos jogos Pan-Americanos, os atletas que nadaram em águas abertas, levavam seus sachês de carboidratos para serem consumidos durante a prova, assim como atletas de maratonas, entre outros.

Embora os fatores para a utilização dos suplementos aumentem constantemente, a maioria dos especialistas é categórica em afirmar que mega-doses de suplementos são desnecessárias e em alguns casos até mesmo prejudicial.

Um suplemento em nenhum momento (salvo em pessoas debilitadas e incapacitadas de se alimentar corretamente ou atletas de alto nível) substitui uma alimentação saudável e não deve ser utilizado da forma indiscriminada como vem ocorrendo, muito menos sendo prescrito por profissionais que não estão habilitados para isso. O trabalho conjunto do médico, do nutricionista e do preparador físico é o mais indicado.

Algumas perguntas que deveriam surgir no momento de decidir pelo uso de suplementos são: será que os suplementos nutricionais são realmente indispensáveis na prática das atividades físicas que venho realizando? A orientação de um nutricionista não seria mais importante para adequar a dieta, que normalmente não é a ideal, às novas demandas que a atividade física impõe antes de qualquer coisa? A programação do treinamento e períodos suficientes de recuperação não seriam também fatores mais importantes que a "simples" suplementação nutricional?

Antes de mais nada, deve-se ter em mente que não existem “milagres”, isto é, de nada adianta fazer uso de suplementação alimentar se o indivíduo não se alimenta de forma adequada e nem segue um programa de treinamento específico!



Colaboração: Dra. Juliana Pizzocolo Martins, CRN 3-23055, é nutricionista clínica com experiência em Nutrição Oncológica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pós-graduanda em Fisiologia do exercício pela UNIFESP – Universidade de São Paulo. 


Nutricionista Letícia Moreira
MED CENTER
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do sapucaí - MG
3471-1043

Nenhum comentário:

Postar um comentário