Fico bastante preocupada quando um paciente entra no consultório com uma lista dos suplementos alimentares que vem fazendo uso depois que entrou na academia. Já chegam falando: "Olha Letícia, comecei a malhar e estou usando estes 4 tipo de suplementos que me foi indicado pelo vendedor da loja de suplemento e blá, blá, blá...." Quando pergunto o motivo de tanto suplemento logo vem a resposta: "Quero ficar forte, definido e bonitão!!" Mas será mesmo que tem necessidade disto tudo? Será que as pessoas estão querendo ficar fortes na marra? Será que este é um verdadeiro MILAGRE? Daí vem a pergunta fatídica: E como está sua alimentação? "Bem Dra., eu não tenho tempo de me alimentar direito, mas como muita batata doce e peito de frango." Quem nunca ouviu isto?
Será que viver de suplementos, batata doce e frango é o que faltava para que esta pessoa tivesse o tão sonhado corpo "PERFEITO"!!!
É bastante complicado explicar para estes pacientes que o caminho não é bem assim. Geralmente eles já foram "comprados" pelos vendedores das lojas de suplementos ou até mesmo por seus treinadores, daí você tirar isto da cabeça do cidadão é quase impossível.
Mas veja bem, não estou sendo contra o uso de suplementos, muito menos da batata doce e peito de frango, só estou querendo informar que as pessoas estão tão fisuradas nestes "milagres" que se esquecem de ter uma alimentação adequada, e que em alguns casos não é nem preciso suplementar.
Acho que este será um tema bastante polêmico, e só para esclarecer eu não sou contra o uso de SUPLEMENTOS, porém tudo deve ser na medida certa.
Uma dica é antes de sair comprando indiscriminadamente suplementos, procure um nutricionista, faça uma avaliação e converse com seu treinador (que seja responsável!!!) Outra informação muito importante é que a massa muscular não é definida da noite pro dia, é preciso tempo e dedicação. Ainda tem o fator "genético", onde algumas pessoas tem mais facilidade.
Para complementar meu raciocínio transcrevo o texto da Nutricionista Juliana Pizzocolo Martins abaixo. Boa leitura
Quando devo usar suplementos alimentares?
Um dos maiores segredos de quem pratica esportes e dos freqüentadores assíduos das academias é aliar alimentação balanceada com um treino adequado.
Dentro dessa dieta, alguns critérios são essenciais, como por exemplo, a inclusão de proteínas, carboidratos e gorduras na medida certa. Porém, a vida agitada e até mesmo os processos a que alguns alimentos são submetidos fazem com que os suplementos alimentares sejam um trunfo na vida desses esportistas e malhadores.
E, além de serem utilizados nos treinamentos de várias modalidades, os suplementos também são consumidos por muitos atletas durante as competições. Nos jogos Pan-Americanos, os atletas que nadaram em águas abertas, levavam seus sachês de carboidratos para serem consumidos durante a prova, assim como atletas de maratonas, entre outros.
Embora os fatores para a utilização dos suplementos aumentem constantemente, a maioria dos especialistas é categórica em afirmar que mega-doses de suplementos são desnecessárias e em alguns casos até mesmo prejudicial.
Um suplemento em nenhum momento (salvo em pessoas debilitadas e incapacitadas de se alimentar corretamente ou atletas de alto nível) substitui uma alimentação saudável e não deve ser utilizado da forma indiscriminada como vem ocorrendo, muito menos sendo prescrito por profissionais que não estão habilitados para isso. O trabalho conjunto do médico, do nutricionista e do preparador físico é o mais indicado.
Algumas perguntas que deveriam surgir no momento de decidir pelo uso de suplementos são: será que os suplementos nutricionais são realmente indispensáveis na prática das atividades físicas que venho realizando? A orientação de um nutricionista não seria mais importante para adequar a dieta, que normalmente não é a ideal, às novas demandas que a atividade física impõe antes de qualquer coisa? A programação do treinamento e períodos suficientes de recuperação não seriam também fatores mais importantes que a "simples" suplementação nutricional?
Antes de mais nada, deve-se ter em mente que não existem “milagres”, isto é, de nada adianta fazer uso de suplementação alimentar se o indivíduo não se alimenta de forma adequada e nem segue um programa de treinamento específico!
Colaboração: Dra. Juliana Pizzocolo Martins, CRN 3-23055, é nutricionista clínica com experiência em Nutrição Oncológica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pós-graduanda em Fisiologia do exercício pela UNIFESP – Universidade de São Paulo.
Nutricionista Letícia Moreira
MED CENTER
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do sapucaí - MG
3471-1043
Nenhum comentário:
Postar um comentário