O consumo de peixes aumenta no período da Quaresma, já que os fiéis trocam a carne pelo pescado. A venda deve ter ajuste de 15% nos próximos 40 dias. E com o aumento do consumo, o valor também sobe cerca de 10%.
Com o início da quaresma os fiéis deixam de comer carne, principalmente a carne vermelha. Com isso, o peixe passa a ser o prato principal em muitas casas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibedec), o consumidor deve procurar o produto em locais confiáveis, prestar a atenção nas condições de higiene e ler as informações da embalagem com atenção para checar a validade.
Quem opta por comprar nas feiras livres, deve observar a questão da refrigeração, porque o consumidor garante que na época da quaresma, não da para ficar sem o pescado.
Os peixes de água doce e salgada são considerados fontes de proteínas na nossa alimentação. Porém, as espécies de origem marinha apresentam maior quantidade de ácidos graxos ômega 3 do que os de água doce. Isso acontece, pois os peixes de água salgada se alimentam de fitoplâncton marinhos que contém esses ácidos graxos, já os animais de água doce são mais ricos em ômega 6, pois, estes se alimentam de crustáceos, larvas, além de fitoplâncton de água doce.
O momento de comprar o peixe é fundamental para que sua garfada seja nutritiva e saborosa. É importante destacar que a forma de preparo do peixe influencia muito na quantidade de calorias e gorduras. A pele do animal não deve ser retirada, pois ela é considerada a proteção contra o ressecamento, preservando o suco natural e o sabor do peixe. Como comprar o peixe fresco:
O momento de comprar o peixe é fundamental para que sua garfada seja nutritiva e saborosa. É importante destacar que a forma de preparo do peixe influencia muito na quantidade de calorias e gorduras. A pele do animal não deve ser retirada, pois ela é considerada a proteção contra o ressecamento, preservando o suco natural e o sabor do peixe. Como comprar o peixe fresco:
Olhos
Devem ser transparentes e brilhantes, como se o peixe ainda estivesse vivo. Quando o peixe fica muito tempo no gelo ele fica com os olhos achatados e sem brilho.
Corpo
O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela.
Guelras
Quando comprado fresco, o peixe deve apresentar guelras brilhantes e com a cor vermelha, clara e sem marcas cinzentas.
Pele
Tem que estar brilhante e úmida ao tato. A cor pode variar, dependendo das características das espécies.
Escamas
Devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo. Não devem estar embaçadas e opacas, passe a mão no peixe e verifique se as escamas estão se soltando facilmente. Caso estejam, evite.
Odor
O cheiro não deve ser forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de que já passou da data de validade.
Como comprar peixes não frescos
Comprar peixes congelados e em sua versão defumada também exigem alguns cuidados, principalmente com a questão da conservação. Veja as dicas para escolhermos os melhores peixes em sua versão não fresca e mantermos a nossa saúde protegida:
Seco e salgado
O peixe seco e salgado já vêm limpo, sem a cabeça. Alguns até sem o rabo. Para comprar, verifique se está realmente seco, com a carne clara e firme, sem a presença de manchas, marcas ou pintas. O cheiro também deve estar agradável, sem um odor de azedo. Não deve ter manchas na carne de cor avermelhadas, que é causada por um fungo, o "vermelhão". A carne não pode estar úmida e mole. As bordas não devem estar descoloridas ou escurecidas.
Congelado
Os peixes congelados devem estar acondicionados em embalagens fechadas e bem lacradas. Opte pelas embalagens transparentes que permitem analisar o produto. A carne não deve estar descolorida, com manchas ou pintas. Geralmente os congelados vêm sem a pele. Prefira os filés e postas. Observe se não há formação irregular do gelo, que pode se formar pelo descongelamento e recongelamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário