sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO


A Dieta desempenha um papel importante na manutenção da sua saúde geral. Uma dieta adequada ajuda na prevenção da obesidade e doenças gastrointestinais. Por outro lado , uma dieta inadequada leva ao ganho de peso e problemas digestivos. Portanto, é essencial ter uma boa alimentação, a fim de manter uma boa saúde digestiva. Há diversos alimentos que são digeridos facilmente no organismo. A seguir está a lista de alimentos de fácil digestão , que será útil para você .

Lista de alimentos de fácil digestão

Existem vários tipos de alimentos como frutas, legumes , grãos , peixe, etc , que podem ser facilmente digeridos. Na maioria dos casos, o nutricionista prescreve tais alimentos para pessoas que sofrem de distúrbios digestivos ou que tenham sido submetidos a uma cirurgia recentemente. No entanto, também é aconselhável para as outras pessoas a fim de incluir esses alimentos na dieta para evitar doenças como a constipação, Síndrome do Intestino Irritável (IBS), etc. Então, se você quiser saber quais os alimentos são digeridos facilmente , dê uma olhada na seguinte lista de alimentos de fácil digestão .

Frutas de fácil digestão

Frutas e verduras contêm fibras são fáceis de digerir. Elas também ajudam a acelerar a digestão de outros alimentos no organismo. No entanto , deve-se optar por alimentos cozidos. Deve-se notar também que sucos de frutas frescas é digerido mais rapidamente. São eles:

•Maçãs
•Abacates
•Banana
•Mirtilos
•Figos
•Peras
•Mamão
•Morangos
•Sucos naturais de frutas

Legumes facilmente digeríveis

Vegetais que são bem cozidos são mais fáceis de digerir , em comparação com os frescos (como em saladas ). Deve-se notar também que ter grande quantidade de legumes , feijões e lentilhas pode levar a problemas digestivos e, portanto, é aconselhável limitar a sua ingestão . Outros produtos hortícolas , como batata, batata doce pode ser cozida e amassada e comido. Aqui estão os vegetais que podem ser incluídos na lista de alimentos facilmente digeríveis.

•Feijões
•Cenouras
•Couve
•Lentilhas
•Ervilhas
•Batatas
•A batata-doce
•Inhame


Além daqueles acima mencionados , estão aqui alguns alimentos mais fácil de digerir alimentos que podem ser incluídos na lista de alimentos de fácil digestão .

•Grãos integrais
•arroz cozido
•macarrão de arroz
•bolos de arroz e biscoitos
•Quinoa
•farelo de trigo integral
•Aveia
•Peixe
•Frango sem pele , desossadas
•Iogurte

Entre estes alimentos de fácil digestão, Arroz ( cozido corretamente ) é o alimento mais fácil de digerir. É prescrito para pessoas que sofrem de uma doença , para pessoas que tenham sido submetidos a uma cirurgia , para os bebês , para idosos , etc. Frango e peixe , quando cozidos, também são digeridos mais rapidamente do que quando consumidos em outras formas.

Por outro lado os alimentos que demoram mais tempo para digerir são as nozes, sementes, produtos de soja , couve, amido ou produtos de trigo, farinha de bolo, trigo, centeio, leite e produtos lácteos. Consumir esses produtos de uso diário pode levar à constipação . Portanto, é aconselhável incluir alimentos mencionados na lista de alimentos de fácil digestão na dieta diária.

Além das mudanças na dieta, é preciso também fazer mudanças em seu estilo de vida . Recomenda-se fazer refeições pequenas e freqüentes. Em segundo lugar , não se deve deitar ou dormir logo após as refeições o que pode interromper o processo de digestão. É melhor ter as refeições 1-2 horas antes do descanso ou alguma atividade física.

3 comentários:

  1. tenho retardo de esvaziamento gastrico,e constipação crônica.tudo que como demora pra digerir e causa gases.como se alimentar bem desse jeito?e ainda ganhar peso.por causa disso estou muito abaixo do peso?

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    1. Oi Neia, eu acabei de passar o mês de abril todo com intestino preso, sintoma que nunca tive na vida. Simplesmente aconteceu, já que não mudei minha alimentação, que é bastante saudável. Sou vegetariano, como de tudo que é natural e mesmo assim tive que mudar minha alimentação. Agora estou comendo de manhã, melancia, melão, alfarroba em pó e couve batidos no liquidificador; no almoço e jantar como arroz branco, legumes como vagem, cenoura, mandioquinha e verduras como alface e rúcula; à tarde como mais frutas, melancia, caqui, o que eu puder, já que não posso frutas cítricas.
      Também estou abaixo do peso, mas essa alimentação está me fazendo bem, pois eu ter retirado feijão, amendoim, amêndoas, esses alimentos de difícil digestão, já melhorou bastante e o intestino voltou ao normal.
      Pesquise ou consulte um nutricionista pra saber quais alimentos são mais leves, Eu finalmente marquei uma consulta, já que sempre soube como lidar com meu próprio corpo, mas agora preciso ganhar bastante peso, e com essa alimentação leve não sei como vou ganhar, então quero saber se estou no caminho adequado na minha alimentação.

      Vai passar Neia, fica tranquila e tenha calma e paciência com você mesma.
      Um abraço. Obrigado pelo espaço do blog :D

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    2. Ah, estou tomando chá de erva doce todo dia também, ajuda na liberação de gases. Comer argila também ajuda, tanto pra combater prisão de ventre como pra diarréias, além de muitos outros benefícios A argila é um remédio pra qualquer coisa.

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