domingo, 6 de fevereiro de 2011

As novidades sobre os antigos vilões da alimentação: SAL

Foto: Getty Images

Sal

Vilão
A ingestão exagerada leva à retenção de líquido, prejudica a tireóide e aumenta a pressão arterial, fator de risco para infartos e derrames. Estudo publicado em 1988, o Intersalt, avaliou mais de 10 mil pessoas em 32 países e concluiu que a pressão arterial é mais baixa entre os que ingerem pouco sal, caso dos índios ianomâmis, no Brasil.

Mocinho
Realça o sabor e ajuda a conservar os alimentos. No Brasil, o sal foi escolhido como veículo para reposição de iodo, a fim de prevenir o bócio, a alteração da glândula tireóide. "Está presente em todos os tecidos humanos - por isso o suor e a lágrima são salgados -, participa da transmissão de impulsos nervosos e ajuda a regular a passagem de líquidos pelas membranas celulares", diz a nutricionista Lara Cunha.

Última palavra
As restrições diminuíram desde a descoberta de que algumas pessoas têm níveis normais de pressão, mesmo abusando do sal, devido a fatores genéticos. "Devemos dosar o sal e diminuir os embutidos, enlatados e conservas", afirma o médico Daniel Magnoni.

Quantidade
Duas colheres (café) rasas por dia (4 gramas). O brasileiro consome três vezes mais: 12 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário