segunda-feira, 7 de março de 2011

Alimentos preparados na rua podem apresentar risco de contaminação no carnaval


Muita gente sai nos blocos e, na hora da fome, acaba comendo fora de casa. Porém, grande parte dos alimentos que são vendidos nas ruas como lanches, salgados e churrasquinhos podem ser verdadeiras armadilhas.


Você está na rua, pulando e se divertindo, ou indo e voltado do trabalho, quando de repente bate aquela fome. “Como pastel, churrasco, salsichão”, diz uma mulher. O estômago pode até parar de roncar, mas depois pode ter problemas. “Eu passo mal direto, por isso não gosto de comer na rua” conta uma mulher. “Procuro sempre uma coisa assada”, fala outra senhora.

Basta dar uma volta pelas barracas que vendem comida para encontrar verdadeiras armadinhas para a saúde de qualquer um. Em uma barraquinha, tem queijo, presunto, pão e frango, tudo mantido sem refrigeração. Em outro ponto de venda, tudo fica fora da geladeira, inclusive os ovos que estão no sol. A maionese e o catchup são mantidos em frascos que são proibidos.
Detalhes fazem muita diferença: “Eu sempre escolho onde vou comer. O bom mesmo é você escolher e ver a limpeza do lugar”.

O alimento pode estar contaminado sem, necessariamente, apresentar mau odor ou ter uma aparência estranha. O ingrediente pode estar contaminado e possuir um ótimo aspecto.

Os alimentos cozidos e crus não devem ficar juntos, porque acontece a contaminação cruzada. A comida crua tem bactérias e micro-organismos que podem passar para a que já foi cozida.

Maionese e catchup devem ser mantidos em local refrigerado e a maionese deve ser evitada, porque é feita a base de ovo e pode estragar com facilidade.

Hambúrguer e churrasquinho devem ser preparados na hora, se houver mais de duas horas de preparo, aumentam as chances de estar contaminado.

Para quem vai pular carnaval nos bloco, a nutricionista sugere levar alimentos não perecíveis como barrinha de cereal, pacote de biscoito e até mesmo sanduíches.

Lanches com presunto e queijo e frios em geral podem ser mantidos nas bolsas por até duas horas. Frutas também podem ser levadas, sempre com casca e mantidas em um recipiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário