quarta-feira, 16 de março de 2011

Cuidados no consumo de chá


O consumo de chá é uma prática muito antiga em diversos países, sendo considerada recente no Brasil. Porém, vem sendo incorporado cada vez mais ao consumo alimentar, havendo um crescente número de consumidores por todo o mundo. Suas propriedades e paladar são os principais atrativos de seu consumo, porém alguns cuidados devem ter tomados, para que não ocorram prejuízos à saúde.

O consumo do chá, assim como do café, está relacionado como uma das causas do desenvolvimento do câncer de esôfago, como aborda pesquisa recente. Este fato deve-se a danos térmicos causados na mucosa do esôfago. Porém esta bebida possui diversas propriedades nutricionais, sendo que deste modo, um grande número de estudos epidemiológicos têm investigado a associação de um indicador de quantidade ou a temperatura do uso dessas bebidas ou outros alimentos quentes e bebidas com o risco de câncer de esôfago. Os resultados encontrados na pesquisa sugerem que a ingestão de bebidas de alta temperatura aumenta o risco de câncer de esôfago.

Em relação à qualidade microbiologica, pesquisa recente baseou-se na importância da avaliação da qualidade de produtos armazenados, utilizados como plantas medicinais, o qual é fundamental para garantir a segurança alimentar, em função do potencial micotoxigênico apresentado por algumas espécies de fungos. Deste modo, foram realizados isolamento, quantificação e identificação de fungos potencialmente produtores de micotoxinas em amostras de chás de camomila (Chamomilla recutita L.), erva-doce (Pimpinella anisum L.) e erva-mate (Ilex paraguariensis St.-Hil.). De acordo com os resultados, foram econtrados fungos potencialmente toxigênicos nas amostras. De acordo com o estudo, considerando que os fungos com potencial micotoxigênico persistem mesmo após a infusão ou cocção, recomenda-se cuidados no consumo alimentar.

De acordo com os estudos, alguns cuidados devem ser tomados para o consumo de chás, assim como a tempetatura da infusão, como o controle de sua produção e preocupação em relação à procedência do chá consumido.

Fontes:

Islami F; Boffetta P; Ren JS; Pedoeim L; Khatib D; Kamangar F. High-temperature beverages and foods and esophageal cancer risk--a systematic review. Int J Cancer; 125(3): 491-524 aug. 2009.

Carvalho, Suzana; Stuart, Rodrigo Makowiecky; Pimentel, Ida Chapaval; Dalzoto, Patricia do Rocio; Gabardo, Juarez; Zawadneak, Maria Aparecida Cassilha. Contaminação fúngica em chás de camomila, erva-doce e erva-mate. Rev. Inst. Adolfo Lutz; 68(1): 91-95, jan.-abr. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário