sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alimentos que previnem e amenizam os sintomas da gripe


No inverno, opte por alimentos que aquecem e nutrem

Nos meses mais frios do ano, quando aumentam a incidência de casos de gripe e resfriado, apostar em uma alimentação que fortaleça as defesas do organismo é primordial. Certos alimentos possuem nutrientes capazes de aumentar nossa imunidade, criando defesas orgânicas. Esse é o caso das ostras, cereais integrais, soja, carnes e peixes.

Uma vez acometido pela gripe, o ideal é priorizar os grupos de alimentos que ajudam a amenizar os sintomas. A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que o calor aumenta a movimentação do muco e a cisteína, aminoácido encontrado no frango, torna o muco menos espesso, facilitando a desobstrução dos pulmões.

As sopas também ajudam a acalmar a garganta e, com moderação, o sal presente na receita pode diminuir o risco de desidratação por causa da febre.


Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; a mostarda, e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma.

Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco são eficazes, seja aproveitadas como chás, inalações ou gargarejos. Elas amenizam sintomas como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses. Entre as fontes de proteínas, as carnes magras são ótimas aliadas. Os níveis de ferro encontrados nesse alimento ajudam a manter forte o sistema imunológico.

2 comentários:

  1. Adorei,texto rico em informações

    ResponderExcluir
  2. Dra. Leticia,O texto me ajudou muito em um dever de ciências

    ResponderExcluir