segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coma de tudo um pouco

As dietas da moda podem até emagrecer, mas
não fazem bem à saúde. Na verdade, quando se fala
em regimes, a maior novidade é a falta de novidade:
uma alimentação equilibrada e parcimoniosa


Montagem sobre fotos: Marcelo Zocchio, Jorge Butsuem,
Lang, Marcelo Cabral


Dieta do dr. Ornish

Filosofia
Guru de várias estrelas de Hollywood, o cardiologista Dean Ornish é o grande rival de Robert Atkins. Para ele, a epidemia de obesidade é causada pelo consumo exagerado de gordura. Em nome da boa forma e da boa saúde do coração, o doutor Ornish propõe um cardápio farto em carboidratos, fibras e baixíssimo teor de gordura ­ não mais que 10% do total de calorias diárias. Em sua visão, hambúrguer saudável é aquele com carne de soja e pão integral.
Comentário
É claro que cortar a ingestão de alimentos gordurosos emagrece. Para se ter uma idéia, 1 grama de gordura equivale a 9 calorias. A mesma quantidade de carboidrato, a apenas 4 calorias. O problema é que a quantidade preconizada por Ornish está muito abaixo do ideal de 30% do total de calorias diárias. As gorduras são essenciais ao organismo. Elas ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K e têm papel importante no metabolismo hormonal e na produção do HDL, o colesterol bom.
Cardápio
Predominam os carboidratos complexos: muitos grãos, vegetais e frutas. As gorduras ingeridas em quantidades mínimas devem ser poliinsaturadas, encontradas nos peixes e nos óleos de soja e de milho, e monoinsaturadas, típicas dos azeites de oliva e canola. As saturadas devem ser banidas. Tradução: nada de carne vermelha e, dos ovos, só a clara pode ser ingerida.


Dieta do dr. Atkins
Filosofia
Na década de 70, o cardiologista americano Robert Atkins lançou a teoria de que o grande vilão dos corpos esbeltos são os carboidratos. Esses compostos, presentes em alimentos como pão e massas, são imediatamente transformados pelo organismo em açúcar, a maior fonte de energia. Seu excesso é estocado sob a forma de gorduras. Uma alimentação paupérrima em carboidratos, como propõe Atkins, implica o aumento da quantidade de cetonas, substâncias naturais inibidoras de apetite, e a maior utilização na produção de energia das gorduras diretamente ingeridas pela pessoa. Ou seja, aquela lingüiça consumida no almoço não se transformará em tecido adiposo, mas será queimada para compensar a falta de carboidratos. É por isso que Atkins estimula o consumo de gorduras.
Comentário
A dieta de Atkins funciona, mas não ensina a comer. Há quem perca até 10 quilos em um mês sem sentir fome. Isso porque o apetite é inibido pelas cetonas. O reverso da moeda é que, segundo os críticos de Atkins, esse regime alimentar aumenta os riscos de doenças cardíacas entre os que têm propensão ao problema. A falta de carboidratos resulta ainda na menor ingestão de fibras, o que pode causar distúrbios intestinais, desidratação, fraqueza e náuseas. Os rins também passam a trabalhar acima do limite, assim como o fígado, obrigado a processar uma quantidade de gorduras maior que a recomendável. Além disso, dietas ricas em gorduras e pobres em fibras e carboidratos estão relacionadas a alguns tipos de câncer.
Cardápio
Esqueça, evidentemente, pães, massas, bolos ou refrigerantes. Também devem ser evitadas raízes e bebidas com cafeína (chá e café, por exemplo). Em excesso, a cafeína, segundo Atkins, aumenta a produção de insulina ­ e grandes quantidades desse hormônio fazem com que o corpo estoque mais açúcar. Carnes, queijos amarelos e ovo podem e devem ser consumidos à vontade. Enfim, é a dieta com que todo glutão sempre sonhou.

Dieta de todos os outros doutores
Filosofia
Todo mundo que briga com a balança já ouviu: as dietas radicais podem até funcionar, mas ninguém é capaz de mantê-las por muito tempo. E, logo depois de abandonadas, o corpo volta a inflar. Em uníssono, os endocrinologistas recomendam que, para perder peso comsaúde e permanecer com a silhueta alinhada, o importante é ter uma dieta balanceada.Ou seja, um cardápio que não exclua nenhum grupo alimentar. Do total de calorias ingeridas diariamente, 60% devem vir dos carboidratos, 30% das gorduras e 10% das proteínas.
Comentário
Com uma dieta balanceada, o organismo é suprido de todos os nutrientes imprescindíveis para funcionar bem. Mas a nova imagem no espelho demora a aparecer. O maior empecilho para a adoção desse regime é a correria do dia-a-dia. É mais difícil manter uma alimentação saudável quando se tem de comer em lanchonetes e a máquina de salgadinhos é a única opção em meio a um expediente atribulado. Além disso, a dieta que todo doutor prescreve exige educação de berço. Infelizmente, nem todos os pais inculcam bons hábitos alimentares em seus filhos. Nas merendas escolares, por exemplo, abundam salgadinhos e refrigerantes.
Cardápio
O tradicional prato brasileiro à base de arroz, feijão, bife e salada, acompanhado por uma fruta, é perfeito, de acordo com os médicos. Desde que, é lógico, não seja consumido às toneladas. A chave, aqui, é simples: comer de tudo um pouco. Para uma pessoa saudável e fisicamente ativa, nada engorda se há parcimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário