Além desse papel, estudos têm avaliado a hipótese de sua deficiência ou alteração de seu metabolismo com o risco de problemas relacionados a gestação, como o aborto no primeiro trimestre. Dados recentes não evidenciaram, na população estudada, o metabolismo anormal do folato como fator de risco para o aborto no início da gestação.
Porém, estudos demonstraram que a suplementação de ácido fólico no segundo trimestre de gestação está associado ao risco reduzido de desenvolver pré-eclampsia.
Sendo assim, a gestante deve ter acompanhamento médico e nutricional, para obter uma alimentação adequada em todos os macro e micronutrientes, sendo suplementado o que for necessário, de acordo com prescrição médica.
Fontes:
Wen SW, et al. Folic acid supplementation in early second trimester and the risk of preeclampsia. Am J Obstet Gynecol; 198(1): 45.e1-7, 2008 Jan.
Hoffman ML; Scoccia B; Kurczynski TW; Shulman LP; Gao W. Abnormal folate metabolism as a risk factor for first-trimester spontaneous abortion. J Reprod Med; 53(3): 207-12, 2008 Mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário