O diabetes é uma disfunção em que o sangue apresenta glicose em excesso. Isso acontece por causa da falta ou insuficiência de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que controla os níveis de glicose no sangue. A insulina permite que a glicose penetre nas células do organismo, onde é utilizada como combustível produtor de energia.
Insulina e glicose:
Quando a glicose não consegue penetrar nas células de uma maneira adequada, uma grande parte permanece no sangue e o corpo não obtém o combustível necessário para se manter saudável.
O fígado produz e transporta a glicose para a corrente sanguínea, mas a glicose no sangue surge principalmente com conseqüência da digestão de carboidrato, que aparecem na forma de alimentos com amido, como batatas, pães e massas, ou alimentos e bebidas açucarados.
Portanto, se após a refeição o corpo não produzir insulina suficiente, os níveis de glicose sobem e permanecem altos no sangue. Níveis altos de glicose no sangue causam vários sintomas.
As causas do diabetes:
Não existe uma causa única para o diabetes, mas parece haver uma combinação de dois fatores: o genético (há maior incidência dentro da mesma família) e os ambientais. Além disso, os cientistas ainda não conseguem afirmar com total certeza o que faz o pâncreas parar de produzir insulina suficiente.
Pode ser que um vírus ou o próprio sistema imunológico do organismo destrua as células produtoras de insulina no pâncreas. O Diabetes Mellitus tipo II também está relacionado à obesidade, especialmente quando há excesso de gordura em volta do estômago. A obesidade cresce no mundo todo, assim como o DM tipo II.
Fonte: Culinária Saudável - Diabetes (Publifolha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário