quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Café


Valores Nutricionais


Porção: 100 g

Kcal: 5.3

HC: 0.8

PTN: 0.3

LIP: 0.1

Colesterol: 0

Fibras: 0

Gordura: 0,01

O café é uma planta originária da Etiópia, na Africa, mas sua difusão começou na Arábia onde era muito consumido. Em 1554, o café já era conhecido na Europa, e começou a ser cultivado pelo Europeus na suas colonias, no Ceilão, Java e Sumatra.

No decorrer do século XVII, o café chegou ãs Antilhas e ã América Central, de onde passou ao Brasil, entrando na região do atual Estado do Pará. Cem anos depois, pôr volta de 1860, a produção do Vale do Paraíba tinha crescido tanto que a província de São Paulo se transformou no principal produtor de café do país, iniciando um novo ciclo da economia brasileira. A partir de 1890 o Brasil se tornou o maior produtor mundial de café.. Entretando a centralização da ecomnomia brasileira só durou até 1929, pois o colapso da Bolsa de Nova York acabou atingindo duramente a economia do café.

Destaque Nutricional: A composição do Café é bastante complexa. Ele contém elementos energéticos , alguns sais minerais , vitaminas e alcalóides, como a cafeína. Porém, com a torrefação toda sua riquesa nutritiva se perde. Em compensação a cafeína se concentra, aumentando suas propriedades estimulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário