quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mamão, manga e abóbora - poderosos no combate de radicais livres

No organismo, os radicais livres são produzidos pelas células durante o processo de queima de oxigênio utilizando para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.

Os radicais livres podem danificar células sadias do corpo, entretanto, o organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação,ou seja, o próprio organismo controlar o nível desses radicais produzidos pelo metabolismo.

Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas, como poluição ambiental, raio X, radiação ultravioleta, cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, aditivos químicos, hormônios, extresse, consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras e gorduras animais).

Para reduzir os efeitos danosos à saúde, é necessário consumir alimentos com vitamina, A, C, E, Zinco, Selênio, Licopeno, e betacaroneto.

Mamão: É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro, sódio, além de conter vitamina C, Vitaminas do complexo B e betacaroteno (pró-vitamina A). Apresenta ainda, papaina, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes. Em 100g de mamão papaya há 36 calorias. o mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue.

Manga: Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno, vitamina C, Complexo B, ferro, calcio, potássio, magnésio e zinco. Ela ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Pura ou em sucos, a fruta se revela como uma boa aliada no combate à bronquite e à acidez estomacal.

Abóbora: É uma rica fonter de betacaroteno, possui alto teor de fibras, além de boa quantidade de vitamina C e potássio. Contém poucas calorias, 1/2 xícara tem cerca de 40Kcal e sua semente são fontes de proteínas, ferro, vitaminas do Complexo B, Vitamina e E e fibras.

Matéria retirada do Caderno Vitrine - Jornal Correio do Povo do dia 17 de novembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário